quarta-feira, 21 de julho de 2010

11 DE AGOSTO DIA DO GARÇOM
GARÇOM



Garçom (do francês garçon, "menino"), é uma pessoa que ter a tarefa de servir os clientes em restaurantes, festas,eventos, buffet. O profissional do ramo geralmente trabalha como freelancer, recebendo pelo dia trabalhado ou com um contrato fixo em algum restaurante ou lanchonete.

Sua renda vem não só através de seu salário como também através das gorjetas.

No código Afonsino, garçom designa um mancebo desonesto e lascivo (português antigo).

A profissão de garçom é uma das que mais fazem parte da cultura popular. O atendimento, quase sempre personalizado, faz com que o garçom se torne, em alguns casos, um personagem folclórico de bares e restaurantes. Alguns clientes os maltratam, outros os adoram. A mídia e os caricaturistas os fazem famosos.



Os proprietários, ora os consideram parceiros, ora inimigos, mas o fato é que, sem uma boa equipe de garçons, nenhum estabelecimento do setor alimentício conquista o sucesso. Nosso país tem muitas regiões de níveis economicamente diferentes. Assim, grande parte da população de regiões menos favorecidas, desloca-se do lugar de origem para outros mais ricos, em busca de emprego.



A profissão de garçom, em São Paulo e no Rio de Janeiro, certamente é uma das que mais recebe esses migrantes. Na primeira #de do século, era muito comum ter migrantes exercendo essa profissão. Com a crise econômica atual, a classe média perdeu renda e empregos, e fugiu dos restaurantes.



É natural que tenham começado a aparecer garçons experientes, desempregados, dificultando a entrada de novatos no mercado. Além disso, é certo que a situação melhorou no Nordeste e abriram-se muitos restaurantes, e a migração diminuiu. Atualmente, não é fácil encontrar garçons com um ou dois anos no exercício da profissão. Como se explicou acima, o enorme contingente de desempregados pressiona a ocupação das poucas vagas e os empresários preferem os que têm experiência.



Essa é uma das poucas profissões em que se avalia o profissional ao contrário. Ou seja, quanto menos ele for notado, melhor estará fazendo seu serviço. Não chamar atenção, nesse caso, não é desmerecimento, é competência. Ninguém gosta de ser interrompido por um garçom que quer, desesperadamente, anotar o pedido ou quando, sem querer, esse profissional, às vezes desastrado, derruba a bandeja sobre o cliente. Claro que esse será notado, e reprovado.



Ter técnica é importante, mas o que vale mesmo é o atendimento afetuoso. Para os leigos, o garçom cativante é o melhor, porém a simpatia tem de ter limite. Importante mesmo é o garçom ter sensibilidade, perceber quando e como se aproximar, ser atencioso sem ser chato, enfim, tem que ser "legal", sem ser inconveniente. Sem contar que, nessa profissão, o bom humor é fundamental.
 







APRENDA A TER ETIQUETA ETIQUETA EM TODOS OS LUGARES.

Limpar os dentes com palito de madeira, retocar o batom na mesa de refeição ou não saber se portar em um evento. Essas três cenas podem muito bem ser associadas aos novos ricos, como a personagem Lady Kate do programa humorístico global Zorra Total, da TV Globo, mas ninguém está livre de cometer as mesmas gafes e fazer feio em uma reunião

É exagerado imaginá-los sem etiqueta alguma e que só querem saber de ostentar a nova vida?


Acho que é um exagero sim. O conhecimento de boas regras de convivência não tem a ver com classe social, mas com cultura e boa educação
 
Um novo rico tem que fazer curso de etiqueta para saber se comportar?


Quem quiser ter uma relação elegante com as pessoas precisa investir em atitudes gentis, menos individualistas. É preciso olhar além do próprio umbigo
 
Quais as principais gafes?


A principal gafe que as pessoas cometem é enxergar apenas o próprio umbigo, é não levar o outro em consideração e passar por cima de todo mundo para conseguir o que quer.



Como se portar em um jantar ou uma reunião?

O ideal é ser educado, gentil, falar baixo e não ser espaçoso, para começar.



E as mulheres que adoram um brilho na roupa, como usar no dia a dia sem chamar tanta atenção?

O brilho é sempre perigoso para o dia a dia. Mas para quem gosta, o ideal é escolher um acessório mais chamativo e combiná-lo a roupas discretas.



Limpar os dentes com palito em restaurantes é aceitável ou uma atitude que nunca se deve ter?

Limpar os dentes com palito em público é grosseiro. O ideal é pedir licença e fazer a higiene bucal no banheiro.



Quando se dá uma festa é de boa educação deixar o convidado sentar em qualquer lugar ou é melhor indicar o lugar correto?

Não há uma regra específica. Depende da formalidade do jantar.



Retocar o batom na mesa é aceitável?

Não. Melhor ir ao banheiro.



Um conselho que você daria para todos, independentemente da classe social.

Seja gentil e lembre-se sempre de que você não está sozinho no mundo. Leve em consideração as outras pessoas e invista em uma convivência elegante em todos os sentidos.



Serviço



Nome do livro: Descomplique

Editora: LeYa

Páginas: 144

Preço: R$34,90

Topo da página
 




Arquivo do blog

Powered By Blogger

Twitter

LIVROS DE RECEITAS DE COKITEIS

  • COKITEIS,CHURRASCOS,ALMOÇOS,JANTARES,DRINKIS,TABUAS DE QUEIJO,CARNES.