quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DRINQUE COMWASABI

Drinque com wasabi ressalta sabor do saquê
da Folha Online

Os saquês denominados premium são indicados pelos especialistas para uma degustação sem acompanhamentos. Já a bebida japonesa menos encorpada é usada no preparo de drinques. O resultado dessa mistura é uma receita sofisticada e saborosa.

Nesta semana, o especial sobre o centenário da imigração japonesa mostra o Wasabi Martini. A bebida é produzida, neste videocast, pelo chefe de bar Marcelo Vasconcelos. Veja outros vídeos sobre a imigração japonesa.




*
Wassabi Martini

Ingredientes
- 50 ml de saquê japonês
- 15 ml de suco de limão
- 1 colher rasa de açúcar
- 1/2 colher (café) de wasabi
- gelo

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes e passe o drink em uma peneira antes de serviR.

COSINHA PERSA

Cozinha persa é aromática e sensual; veja receita
da Folha Online

Os chefs Carla Pernambuco e Carlos Siffert escolheram a cozinha persa para dar início a uma série de jantares temáticos que serão realizados em São Paulo. Porém, esse tipo de culinária é na verdade praticada no Irã, isso porque, até 1935, os ocidentais se referiam ao país como Pérsia.

Neste videocast a chef Carolina Brandão ensina como preparar o arroz persa, um prato aromático e ideal para acompanhar carne de caça. Confira outras receitas da culinária persa.




Existe uma técnica para preparar o arroz persa: 1) lavá-lo várias vezes; 2) cozinhá-lo como se fosse um macarrão; 3) escorrê-lo; 4) levá-lo ao fogo com manteiga.

*
Ta polow - Arroz da Pérsia
4 porções

- 2 xícaras de arroz pré-cozido "al dente"
- ½ xícara de cerejas secas picadas grosseiramente
- ½ xícara de pistache sem casca picado grosseiramente
- ½ xícara de amêndoas laminadas tostadas
- 2 colheres de sopa de casquinha de laranja cristalizada grosseiramente picada
- ½ xícara de manteiga amolecida
- 1/3 xícara de leite
- 1 envelope de açafrão em pó
- 8 folhas de massa fillo de 20x15cm

Modo de Preparo

Misture as frutas secas ao arroz (amêndoas, pistache, cereja seca, casca de laranja). Junte um pouco de manteiga amolecida ao arroz e misture bem. Aqueça um pouquinho o leite e dissolva o açafrão em pó. Unte bem as massas com a manteiga amolecida e, 2 à 2, sobreponha-as. Unte os aros com manteiga e forre com as massas deixando sobrar massa para fechar. Encha até a metade com o arroz, espalhe lascas de manteiga e regue com um pouco de leite com açafrão (não uniformemente, uma vez que a característica do arroz é ficar manchado de amarelo e branco). Complete com o arroz, regue mais um pouco e feche com a massa que sobrou. Leve ao forno preaquecido à 200ºC por cerca de 10 minutos. Coloque um peso sobre casa um para não soltar a massa. Para servir retire o aro e sirva com a parte de baixo para cima, deve estar bem dourado.

BOLINHO DE PÃO, UMA RECEITA JUDAICA

BOLINHO DE PÃO, UMA RECEITA JUDAICA


Este bolinho é uma receita judaica e da minha mãe, adaptada por mim, comiamos muito na nossa infância é uma delícia. Por ser muito saborosa, acompanha qualquer tipo de carne ou peixe.
É bastante apreciada pela nossa coletividade. Experimente, garanto que as crianças irão adorar!
Espero que gostem, é mais uma do livro DIETA SUAVE.
Para a massa
1 pão caseiro (veja aqui no blog a receita ou use um pão de forma light)
1 xícara (chá) de água filtrada
1 colher (chá) de óleo de canola
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 ovo inteiro batido
Para o molho
1 colher (chá) de óleo de canola
1/2 colher (chá) de tempero pronto de alho e sal
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
2 colheres (sopa) de água
Prepare a massa: deixe o pão de molho na água por alguns minutos. Quando amolecer, escorra a água, esprema e esfarele o pão com as mãos bem limpas, até que se desmanche.
Acrescente os ingredientes restantes, misturando bem com uma colher . Se ficar muito mole,acrescente mais farinha de trigo, aos poucos, para que a massa não fique dura e seca. Unte as mãos com um pouco de óleo e molde os bolinhos. Numa panela, ferva 1 litro de água filtrada sempre. Cozinhe 6 bolinhos de cada vez na água quente. O cozimento é rápido; retire-os com uma escumadeira e arrume-os numa travessa.
Prepare o molho: numa panela, coloque o óleo, o tempero e a cebola. Tampe, em fogo baixo, deixe refogar até que doure. Com o fogo desligado, acrescente água, misture bem e despeje sobre os bolinhos. Pode ser congelado num pote tampado e etiquetado. Para descongelar, leve num prato ao micro-ondas por 4 minutos.
18 porções, 117 calorias por unidade.

garconfranca2010@hotmail.com

9677 7889 & 8561 0906

PÃO ÁZIMO. MATZÁמַצָּה











Pão ázimo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa

Matzá, pão sem fermento utilizado na comemoração de Pessach.Pão ázimo ou asmo, matzo (ídiche) matzá (hebraico), מַצָּה, é um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo (ou de outros cereais como aveia, cevada e centeio) e água. A preparação da massa não deve exceder 18 minutos para garantir que a massa não fermente. De acordo com a tradição judaico-cristã, pão ázimo foi feito pelos israelitas antes da fuga do Antigo Egito, por que não houve tempo para esperar até a massa fermentar.

Hoje em dia é comida obrigatória na festa do Pessach (páscoa judaica), que também se chama Hag ha-matzot, ou a festa dos pães ázimos.

Por causa da proibição do uso de farinha normal durante o Pessach para preparação de comida, usa-se a farinha do pão ázimo (matze mehl em ídiche, kemach matzá em hebraico), que é simplesmente o pão ázimo moído.

[editar] Receita tradicionalReceita não usada na celebração da páscoa judaica.

Ingredientes
um quilo de farinha de trigo ou integral
meio litro de água fria
meio copo de azeite
sal a gosto
Modo de preparo
Amasse bem os ingredientes. Com o auxílio de um rolo, abra a massa bem fina, coloque-a em uma forma levemente untada e com a ponta de uma faca, risque em formato quadrado. Isso facilita o partir. A massa deve ficar bem fina, praticamente transparente.

[editar] Farinha de MatzáA partir do Matzá é feita outra farinha, usada como substituta da farinha comum em muitos pratos tradicionais servidos no Pessach, como o Gefilte Fish.

[editar] Matzá para PessachÉ importante notar que, para o Pessach, a própria farinha deve ser feita de modo a se manter Kasher le Pessach. Uma das formas é usar um moinhos especialmente kasherizado e interromper a produção a cada 18 minutos para eliminar (com fogo) qualquer umidade.

Além disso, na Matzá de Pessach são permitidos apenas farinha e água, enquanto em outras épocas podem ser colocados ovos ou outros ingredientes.

PÃO TRANSADO JUDAICO


Pão trançado judaico é cercado de rituais e simbolismos; veja receita
VIVIAN RETZ LUCCI
Editora de Multimídia da Folha Online

O modo de trançar é o segredo da challah. O pão judaico, que se pronuncia "ralá", é consumido durante cerimônia realizada no dia do descanso semanal sagrado, às sextas-feiras, após o pôr-do-sol. Veja vídeo com modo de preparo.

A culinária judaica é assim, sempre acompanhada de rituais. Não se deve, por exemplo, misturar leite e carne. Essa tradição é baseada na lei de Moisés que diz: "não comer o bezerro no leite da mãe".

Vivian Retz/Folha Online






Técnica de trançar o pão judaico challah exige experiência de quem está preparando

Também só podem ser consumidos animais de quatro patas e que tenham casco fendido. Acredita-se que o casco que o separa da terra demonstra que sua ligação com o chão onde pisa não é demasiada. Assim, gados e carneiros estão liberados para os judeus.

A chef Simone Chevis ensina a receita do pão tradicional, de preparo rápido e fácil. No entanto, a forma de trançá-lo exige um pouco de prática.

O leite não faz parte dos ingredientes, pois isso impediria o consumo com carnes, servidas nas cerimônias do Shabat. "A challah é um pão simbólico do povo judeu que consumimos na sexta-feira, à noite, durante o Shabat. É uma cerimônia religiosa que marca o final da semana e o início do dia do descanso. Na Bíblia, conta-se que Deus fez o mundo em seis dias e no sétimo ele descansou", explica a chef.

O ritual começa com as velas, que devem ser acesas pelas mulheres. No jantar, o pão deve ser cortado com as mãos e distribuído entre os presentes.







Challah

Rendimento: 2 pães

Ingredientes

Vivian Retz/Folha Online

Challah é um pão simbólico do povo judeu e, para consumi-lo, há orientações a ser seguidas

- 1 pacote de fermento seco biológico ou 1 colher (sopa)
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 5 ovos
- 1/2 xíc. (chá) de óleo
- 1/2 xíc. (chá) de uvas-passas
- 7 a 9 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 e 3/4 xíc. (chá) de água morna
- 1 pitada de sal
- Gergelim para polvilhar

Modo de preparo

Em um refratário, coloque a água morna, o fermento e o açúcar. Misture com a mão ou com uma espátula. Junte uma pitada de sal, quatro ovos (em temperatura ambiente) e o óleo. Adicione a farinha aos poucos. Coloque as uvas-passas quando a mistura estiver quase a ponto de soltar das mãos. Deixe a massa crescer por cerca de uma hora em um recipiente untado com óleo. Divida a massa em seis pedaços, molde-os e depois basta trançá-los (veja como fazer). Leve ao forno (180ºC) por 30 minutos.

garçon frança 2010@hotmail.com
9677 7889 & 8561 0906,
ou ainda :
ORKUT
FACEBOOK

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Twitter

LIVROS DE RECEITAS DE COKITEIS

  • COKITEIS,CHURRASCOS,ALMOÇOS,JANTARES,DRINKIS,TABUAS DE QUEIJO,CARNES.