quinta-feira, 4 de novembro de 2010

GARÇON

                                                          http://www.anunico.com.br/anuncio-de/eventos_festas_catering/garcon_franca_eventos-760623.html





O GARÇON É UMA  PEÇA CHAVE NA INFRA-ESTRUTURA TURISTICA DE QUALQUER  REGIÃO.
QUER SEJA HOTEL, RESTALRANTE,BARES, BUFFT, OU TRABALHANDO ALTONOMO,         O TURISTA, HOSPEDE OU COMVIDADO SEMPRE  ESTARÁ EM COMTATO DIRETO COM ESTE PROFISSIONAL.

UM GARÇON  BEM TREINADO, ATENCIOSO E EFICIENTE  É UMA GARANTIA DE  SATISFAÇÃO DO CLIENTE. NESTE TRABALHO.
ABORDAREMOS DIVERSOS PRINCIPIOS DE QUALIDADE NO ATENDIMENTO,
RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO TRABALHO E ASPECTO TÉCNICOS DA PROFISSÃO.





ASSIM, CONFORME DESCREVEMOS MAS ADIANTE, O GARÇON SE PREOCUPARÁ COM O CLIENTE (COMVIDADO),DESDE O MOMENTO EM  QUE ESTE  EMTRA NO ESTABELECIMENTO ATÉ O MOMENTO  EM QUE  ESTE ,BEM SERVIDO ,DEIXA O ESTABELECIMENTO,QUER SEJA RESTALRANTE   BAR  OU BUFET.




PEQUENOS DETALHES  PODE FASER UMA GRANDE DIFERENÇA.
PROCURE CONVERSAR COM OS CLIENTES, SABER MAS A SEU RESPEITO.
CHAME-OS PELO NOME .
ATENDA-OS SEMPRE COM UM SORRISO.
ISTO NÃO SIGNIFICA SER SUBSERVIENTE
TRATE O CLIENTE COM CORTESIA E RESPEITO , OS RESULTADOS SERÃO ESPANTOSOS.


                                                             
SORRIA SEMPRE
ATENDER O CLIENTE COM UM SORRISO NÃO  LHE CUSTARÁ  UM SENTAVO A MAS E FARÁ  UMA DIFERENÇA FUNDAMENTAL.

PROCURE CHAMAR O CLIENTE PELO NOME
O CLIENTE SE SENTIRÁ  GRATIFICADO, E ISTO AJUDARÁ  NO ESTABELECIMENTO DE UM VINCULO  PESSOAL COM  VOCÊ  E O SEUS SERVIÇOS.

SEJA CORTÊS E EDUCADO
PALAVRAS COMO "POR FAVOR" E ' OBRIGADO" SÃO INDICIOS DE BOA EDUCAÇÃO E RESPEITO.

SEMPRE QUE POSSIVEL TENTE PERSONALISAR O SEU SERVIÇO OU ATENDER ÁS NESSECIDADES DE UM DETERMINADO GRUPO. 
UM GARÇON QUE ATENDE A MUITOS CLIENTES  ESTRANGEIROS É BOM ELE SABER UM POUCO DE INGLÊS OU ESPANHOL,E SE TRABALHA EM RESTALRANTE TER CARDAPIO EM INGLÊS OU ESPANHOL, A COPA DE 2014 ESTÁ CHEGANDO.





DÊ ATENÇÃO AO SEU CLIENTE(COMVIDADO)
ESTEJA SEMPRE PASSANDO POR PERTO DA MESA .
VERIFIQUE SE O CLIENTE DESEJA MAS  ALGUMA COISA E PERGUNTILHE  SE ESTÁ  SENDO BEM ATENDIDO.




CRIE UMA CONTA DE RELACIONAMENTO
UMA  RELAÇÃO GARÇON VERSUS CLIENTE PODE SER COMPARADA  A UMA CONTA CORRENTE.
QUANDO  VOCÊ "GARÇON  COMPRIMENTA O CLIENTE  COM UM SORRISO ,CHAMA-O PELO NOME ,É COMO SE VOCE ESTIVESSE FASENDO UM DEPÓSITO EM UMA "CONTA CORRENTE DE BOM RELACIONAMENTO ".


AINDA QUE ,MAS  TARDE ,VOCE EVENTUALMENTE  VENHA COMETER ALGUM ERRO  COM ESTE CLIENTE ( ERRAR E HUMANO ) , MUITO  PROVAVELMENTE  ELE AINDA PENSARÁ  DUAS VESES  ANTES  DE  ABORRECER-SE COM VOCÊ.
UM ERRO É  COMO UM DÉBITO  NESTA CONTA ,MAS SE VOCÊ MANTIVER  SEMPRE  ALTO O SEU SALDO ,ESTE SERÁ  SUFICIENTE PAR COBRIR UMA EVETUAL FALHA










SAIBA OUVIR
DEUS NOS DEU DOIS OUVIDOS E SOMENTE UMA BOCA  EXATAMENTE PARA QUE POSSAMOS  OUVIR MAIS DO QUE FALAR.
DEVEMOS SEMPRE OUVIR  A VOZ DOS NOSSOS CLIENTES .
SUAS SUGESTÕES ,RECLAMAÇÕES  E COMENTARIOS  SÃO OS MELHORES INDICADIRES DA REAL IMAGEM QUE NOSSA EMPRESA PROJETA.
INCENTIVE SEUS CLIENTES A FALAREM MAIS.
FAÇA PESQUISAS,
PEÇA OPINIÕES  E CRITICAS .
UMA DAS FORMAS  MAS EFICASES DE DESENVOLVER-SE  UM BOM  RELACIONAMENTO É DEIXAR CLARO AO CLIENTE QUE SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE  E  É LEVADA A SERIO.

NUMCA PERCA A CALMA ,AS BOAS  MANEIRAS E O BOM SENSO
PROBLEMAS E DIVERGENCIAS  COM CLIENTES  PODEM OCORRER.
NESTAS SITUAÇÕES , O MAIS  IMPORTANTE  É  MANTER  SEMPRE  A CALMA E EVITAR DISCURÇÕES  E  ATITUDES QUE  NADA  ACRESCENTEM Á  EFETIVA  SOLUÇÃO DO PROBLEMA.MESMO QUE O CLIENTE ESTEJA ERRADO .CABE AO GARÇON MANTER A SITUAÇÃO SOBRE CONTROLE..




QUALIDADES FUNDAMENTAIS DE UM GARÇON


BOA A PARENCIA PESSOAL.
NÃO SIGNIFICA QUE O GARÇON DEVE SE PARACER COM UM ATOR  OU ATRIZ NO GASO DE GARÇONETE,.BOA APARENCIA QUER DIZER ASSEIO E LINPEZA,UMHAS CORTADAS,CABELOS BEM PENTEADOS ,E ROUPAS SÓBRIAS E DISCRETAS.

POSTURA 

MATERIALIZA-SE ATRAVES DE GESTOS E ATITUDES ,
UMA POSTURA  DEVE  SER ERETA,PORTANTO ,EVITE MASCAR CHICLETES ,FUMAR ,ASSISTIR TV. E ETC.

CORTESIA E EDUCAÇÃO

SÃO CARACTERISTICAS  FUNDAMENTAIS ,QUE SE TRADUZEM  ATRAVÉS  DE SORRISOS ,ATENÇÃO ,DISPOSIÇÃO PREOCUPAÇÃO CONSTANTE  COM O CLIENTE.




COOPERAÇÃO

É O EMPENHO PARA ATENDER O CLIENTE OU( COMVIDADO ) DE UMA ESTA, DA MELHOAR MANEIRA POSSIVEL.
A COOPERAÇÃO DEVE ESISTIR  TAMBÉM ENTRE  OS DEMAIS GARÇON E FUNCIONARIOS  E SETORES DO RESTALRANTE OU BUFFT E, DIRETAMENTE  PARA COM OS SEUS  SUBORDINADOS.

DISCRIÇÃO 


"EM BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSCA".
JÁ DIZ O DITADO POPULAR ,
INUMEROS  PROBLEMAS NO SETOR  DE RESTALRANTE OU BUFFT ,SÃO DECORRENTES DA FALTA DE DISCRIÇÃO POR PARTE DE SEUS FUNCIONARIOS .
O BOM GARÇON DEVE:
EVITAR COMENTARIOS SOBRE OS CLIENTES
NÃO PRESTAR INFORMAÇÃO PESSOALMENTE  E NEM POE QUALQUER OUTRO MEIO DE COMUNICAÇAO .
EVITAR LIBERDADE E TRATAMENTO DESMASIADO ÍNTIMO COM OS CLIENTES.
O GARÇON DEVE MANTER UMA POSTURA NEUTRA PORÉM GENTIL.EXCESSOS  GERAM PROBLEMAS ,MESMO QUE O CLIENTE SEJA UMA PESSOA BASTANTE EXPANCIVA.




  HONESTIDADE E LEALDADE

SEJA HONESTO AO LIDAR COM VALORES E OBGETOS  PERTENCENTES AOS CLIENTES OU POR ELES ESQUECIDOS  NA MESA E AO  ANOTAR CORRETAMENTE O QUE FOI COMSUMIDO ( QUEM NÃO LEMBRA DE ALGUM GARÇON QUE TEMHA  COMETIDO  A INDELICADESA DE COBRAR ALGUNS SHOPPS A MAS OU DE TER ESCONDIDO ALGO?)

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