O GARÇON É UMA PEÇA CHAVE NA INFRA-ESTRUTURA TURISTICA DE QUALQUER REGIÃO.
QUER SEJA HOTEL, RESTALRANTE,BARES, BUFFT, OU TRABALHANDO ALTONOMO, O TURISTA, HOSPEDE OU COMVIDADO SEMPRE ESTARÁ EM COMTATO DIRETO COM ESTE PROFISSIONAL.
UM GARÇON BEM TREINADO, ATENCIOSO E EFICIENTE É UMA GARANTIA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE. NESTE TRABALHO.
ABORDAREMOS DIVERSOS PRINCIPIOS DE QUALIDADE NO ATENDIMENTO,
RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO TRABALHO E ASPECTO TÉCNICOS DA PROFISSÃO.
ASSIM, CONFORME DESCREVEMOS MAS ADIANTE, O GARÇON SE PREOCUPARÁ COM O CLIENTE (COMVIDADO),DESDE O MOMENTO EM QUE ESTE EMTRA NO ESTABELECIMENTO ATÉ O MOMENTO EM QUE ESTE ,BEM SERVIDO ,DEIXA O ESTABELECIMENTO,QUER SEJA RESTALRANTE BAR OU BUFET.
PROCURE CONVERSAR COM OS CLIENTES, SABER MAS A SEU RESPEITO.
CHAME-OS PELO NOME .
ATENDA-OS SEMPRE COM UM SORRISO.
ISTO NÃO SIGNIFICA SER SUBSERVIENTE
TRATE O CLIENTE COM CORTESIA E RESPEITO , OS RESULTADOS SERÃO ESPANTOSOS.
SORRIA SEMPRE
ATENDER O CLIENTE COM UM SORRISO NÃO LHE CUSTARÁ UM SENTAVO A MAS E FARÁ UMA DIFERENÇA FUNDAMENTAL.
PROCURE CHAMAR O CLIENTE PELO NOME
O CLIENTE SE SENTIRÁ GRATIFICADO, E ISTO AJUDARÁ NO ESTABELECIMENTO DE UM VINCULO PESSOAL COM VOCÊ E O SEUS SERVIÇOS.
SEJA CORTÊS E EDUCADO
SEMPRE QUE POSSIVEL TENTE PERSONALISAR O SEU SERVIÇO OU ATENDER ÁS NESSECIDADES DE UM DETERMINADO GRUPO.
UM GARÇON QUE ATENDE A MUITOS CLIENTES ESTRANGEIROS É BOM ELE SABER UM POUCO DE INGLÊS OU ESPANHOL,E SE TRABALHA EM RESTALRANTE TER CARDAPIO EM INGLÊS OU ESPANHOL, A COPA DE 2014 ESTÁ CHEGANDO.
DÊ ATENÇÃO AO SEU CLIENTE(COMVIDADO)
ESTEJA SEMPRE PASSANDO POR PERTO DA MESA .
VERIFIQUE SE O CLIENTE DESEJA MAS ALGUMA COISA E PERGUNTILHE SE ESTÁ SENDO BEM ATENDIDO.
CRIE UMA CONTA DE RELACIONAMENTO
UMA RELAÇÃO GARÇON VERSUS CLIENTE PODE SER COMPARADA A UMA CONTA CORRENTE.
QUANDO VOCÊ "GARÇON COMPRIMENTA O CLIENTE COM UM SORRISO ,CHAMA-O PELO NOME ,É COMO SE VOCE ESTIVESSE FASENDO UM DEPÓSITO EM UMA "CONTA CORRENTE DE BOM RELACIONAMENTO ".
AINDA QUE ,MAS TARDE ,VOCE EVENTUALMENTE VENHA COMETER ALGUM ERRO COM ESTE CLIENTE ( ERRAR E HUMANO ) , MUITO PROVAVELMENTE ELE AINDA PENSARÁ DUAS VESES ANTES DE ABORRECER-SE COM VOCÊ.
UM ERRO É COMO UM DÉBITO NESTA CONTA ,MAS SE VOCÊ MANTIVER SEMPRE ALTO O SEU SALDO ,ESTE SERÁ SUFICIENTE PAR COBRIR UMA EVETUAL FALHA
SAIBA OUVIR
DEUS NOS DEU DOIS OUVIDOS E SOMENTE UMA BOCA EXATAMENTE PARA QUE POSSAMOS OUVIR MAIS DO QUE FALAR.
DEVEMOS SEMPRE OUVIR A VOZ DOS NOSSOS CLIENTES .
SUAS SUGESTÕES ,RECLAMAÇÕES E COMENTARIOS SÃO OS MELHORES INDICADIRES DA REAL IMAGEM QUE NOSSA EMPRESA PROJETA.
INCENTIVE SEUS CLIENTES A FALAREM MAIS.
FAÇA PESQUISAS,
PEÇA OPINIÕES E CRITICAS .
UMA DAS FORMAS MAS EFICASES DE DESENVOLVER-SE UM BOM RELACIONAMENTO É DEIXAR CLARO AO CLIENTE QUE SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE E É LEVADA A SERIO.
NUMCA PERCA A CALMA ,AS BOAS MANEIRAS E O BOM SENSO
PROBLEMAS E DIVERGENCIAS COM CLIENTES PODEM OCORRER.
NESTAS SITUAÇÕES , O MAIS IMPORTANTE É MANTER SEMPRE A CALMA E EVITAR DISCURÇÕES E ATITUDES QUE NADA ACRESCENTEM Á EFETIVA SOLUÇÃO DO PROBLEMA.MESMO QUE O CLIENTE ESTEJA ERRADO .CABE AO GARÇON MANTER A SITUAÇÃO SOBRE CONTROLE..
QUALIDADES FUNDAMENTAIS DE UM GARÇON
NÃO SIGNIFICA QUE O GARÇON DEVE SE PARACER COM UM ATOR OU ATRIZ NO GASO DE GARÇONETE,.BOA APARENCIA QUER DIZER ASSEIO E LINPEZA,UMHAS CORTADAS,CABELOS BEM PENTEADOS ,E ROUPAS SÓBRIAS E DISCRETAS.
POSTURA
MATERIALIZA-SE ATRAVES DE GESTOS E ATITUDES ,
UMA POSTURA DEVE SER ERETA,PORTANTO ,EVITE MASCAR CHICLETES ,FUMAR ,ASSISTIR TV. E ETC.
CORTESIA E EDUCAÇÃO
SÃO CARACTERISTICAS FUNDAMENTAIS ,QUE SE TRADUZEM ATRAVÉS DE SORRISOS ,ATENÇÃO ,DISPOSIÇÃO PREOCUPAÇÃO CONSTANTE COM O CLIENTE.
COOPERAÇÃO
É O EMPENHO PARA ATENDER O CLIENTE OU( COMVIDADO ) DE UMA ESTA, DA MELHOAR MANEIRA POSSIVEL.
A COOPERAÇÃO DEVE ESISTIR TAMBÉM ENTRE OS DEMAIS GARÇON E FUNCIONARIOS E SETORES DO RESTALRANTE OU BUFFT E, DIRETAMENTE PARA COM OS SEUS SUBORDINADOS.
DISCRIÇÃO
"EM BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSCA".
JÁ DIZ O DITADO POPULAR ,
INUMEROS PROBLEMAS NO SETOR DE RESTALRANTE OU BUFFT ,SÃO DECORRENTES DA FALTA DE DISCRIÇÃO POR PARTE DE SEUS FUNCIONARIOS .
O BOM GARÇON DEVE:
EVITAR COMENTARIOS SOBRE OS CLIENTES
NÃO PRESTAR INFORMAÇÃO PESSOALMENTE E NEM POE QUALQUER OUTRO MEIO DE COMUNICAÇAO .
EVITAR LIBERDADE E TRATAMENTO DESMASIADO ÍNTIMO COM OS CLIENTES.
O GARÇON DEVE MANTER UMA POSTURA NEUTRA PORÉM GENTIL.EXCESSOS GERAM PROBLEMAS ,MESMO QUE O CLIENTE SEJA UMA PESSOA BASTANTE EXPANCIVA.
HONESTIDADE E LEALDADE
SEJA HONESTO AO LIDAR COM VALORES E OBGETOS PERTENCENTES AOS CLIENTES OU POR ELES ESQUECIDOS NA MESA E AO ANOTAR CORRETAMENTE O QUE FOI COMSUMIDO ( QUEM NÃO LEMBRA DE ALGUM GARÇON QUE TEMHA COMETIDO A INDELICADESA DE COBRAR ALGUNS SHOPPS A MAS OU DE TER ESCONDIDO ALGO?)