sexta-feira, 29 de outubro de 2010

GARÇON FRANÇA NA FEIRA DO EMPREENDEDOR NO CENTRO DE COMVENÇÕES DE PERNANBUCO ,AO FUNDO ESTÁ O MEU AMIGO BETO ,DE SÃO PAULO "O PALESTRANTE "DA ARENA DIGITAL.

Arrumando a mesa em refeições com vinho

Uma dúvida que normalmente surge quando serve-se diversos tipos de vinhos durante um jantar, é quanto à arrumação da mesa. O consumo de vinho durante as refeições, normalmente indica que ele vem acompanhado de um prato mais elaborado do que comemos no dia-a-dia. Abaixo, há um esquema de como arrumar a mesa. Este é um caso onde é servido um jantar completo à francesa, composto de sopa, salada, peixe, carne e sobremesa. Nesse estilo de jantar os convidados são servidos na mesa.




É claro que, dificilmente utilizamos todos estes aparatos. Estamos colocando aqui, um exemplo de jantar completo admitindo que se seja servido espumante (ou champagne), vinho branco e vinho tinto. No final, o copo menor, serve para vinho licoroso ou doce para acompanhar a sobremesa.




Caso alguns ítens não sejam servidos, simplesmente não coloque os talheres, pratos e taças que não serão utilizados, mantendo a posição das outras peças.






COMO ARRUMAR UMA MESA PARA O JANTAR OU ALMOÇO.


Se a ocasião requer formalidade, a toalha deve ser de organdi, renda ou linho, a porcelana fina, faqueiros de prata ou com cabos de madrepérola. Os copos deverão ser de cristal. Com relação à arrumação dos copos, o de água é colocado bem em frente ao prato, bem no centro. As taças de vinho ficam à direita do copo para água, em primeiro lugar a de vinho tinto e depois a de vinho branco. Se for servir champagne, antes da refeição ou acompanhando a sobremesa, a flute deve ser colocada à esquerda do copo para água.


Para completar, um bonito arranjo de flores naturais no centro da mesa. Num jantar à francesa, colocar “placements” (lugares marcados) - muito gentil - de mesa com os nomes das pessoas, não esquecendo de separar os casais e intercalando homens e mulheres.


As travessas, nesse serviço, são de prata ou outro material, nunca inox. Não se esqueça das bandejas, mas isso é assunto para um próximo post...




                                     ESCOLHA O MELHOR VINHO PARA O JANTAR

Dúvidas na hora de escolher vinhos espumantes? O Vila Sabor explica. Em relação à temperatura, o correto é servir os espumantes doces a 6 °C e os secos a 10°C C.

Para tanto basta deixar a garrafa no balde com água gelada cerca de meia hora antes de servir. Ou então colocar a garrafa na porta de geladeira à tarde. A taça deve ter o formato de uma tulipa para permitir que as bolhas subam à superfície e a temperatura permaneça a mesma por mais tempo.

Os vinhos espumantes podem ser diferenciados pelo teor de açúcar. Os mais usados no mercado são o nature, com pouquíssimo açúcar, brut, com baixa quantidade de açúcar e o extra dry, mais doces e um dos preferidos das mulheres. Já os demi-sec têm um intenso grau de doçura e se destacam pela grande concentração de frutas e ausência total de amargor.







Os tipos mais populares chamados de sans anée são produzidos com uvas de várias safras misturadas para se obter o mesmo padrão todos os anos. Representam cerca de 95% do mercado.

Já os millesimé são produzidos apenas com uvas de ótima qualidade de uma única safra. Outra categoria, de qualidade superior, é a dos champanhes grand cru produzidos exclusivamente a partir de vinhedos de qualidade superior (chamados de grand Cru). A diferença é que geralmente vêm de pequenos produtores, o que garante mais qualidade ao vinho.



Arquivo do blog

Powered By Blogger

Twitter

LIVROS DE RECEITAS DE COKITEIS

  • COKITEIS,CHURRASCOS,ALMOÇOS,JANTARES,DRINKIS,TABUAS DE QUEIJO,CARNES.