terça-feira, 28 de dezembro de 2010

RECEITA DE BOLO DE NOIVA

Bolo de Casamento
Clique para ampliar a imagem

Ingredientes:
8 ovos
1/2 kg de manteiga
4 canecas de açúcar
6 canecas de farinha de trigo
2 canecas de leite de coco
6 colheres de chá de fermento

Preparo:
Bata os ovos com a manteiga e o açúcar até ficar cremoso.
Junte, alternadamente, a farinha de trigo(peneirada com o fermento) e o leite.
Asse em forno quente em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo.








Massa Elástica para flores

Massa elástica - ( receita da Marcela Sanchez)
Ingredientes:
130g de açúcar refinado
80ml de água
1 colher das de sopa de gelatina sem sabor
23 ml de água
5 colheres de sopa de gordura vegetal
2 colheres de sopa de glucose
200g de açúcar impalpável
2 colheres de sopa de CMC
2 claras de ovo

Preparar uma calda em ponto de foi fraco, com o açúcar refinado e os 80 ml de água. A parte dissolver a gelatina com os 25 ml de água. Juntar a calda com a gelatina dissolvida, acrescentar a gordura, a glucose. o açúcar impalpável (penerado). o CMC e por último as claras de ovo )sem bater)Coloque em um recepiente plástico com tampa e deixar na geladeira de um dia para o outro. Fica uma massa escura e "emborrachada".Quando precisar pegue pequenas porções e sove acrescentando açúcar impalpável peneirada até que fique branca e elástica.


Depois das flores secas, guarde em caixas plásticas bem fechadas e forradas com papel absorvente . Coloque saquinhos de sílica. Compre a sílica em lojas de material de laboratório químico ( não compre em lojas de fotografia e de aparelho para surdez que é muito caro), faça saquinhos usando coador de papel para café.
Dica: quando a sílica ficar úmida ela adquire uma cor rosa, não jogue fora, coloque no microondas por segundos que ela volta a ficar azul( seca).


BOLO DE NOIVA
O bolo de noiva teve a sua origem numa antiga tradição romana que consistia em partir um pequeno pedaço de pão doce sobre a cabeça da noiva, a fim de lhe desejar fertilidade. Já na Idade Média, surgiu o bolo de noiva de “andares”. Era costume os convidados trazerem pequenos bolos que eram colocados uns em cima dos outros. Os noivos tentavam, então, beijar-se sobre os bolos sem os derrubar para dar sorte e prosperidade. Hoje em dia o bolo de noiva já é bem mais elaborado, com camadas múltiplas e rico em recheios e decorações, embora o ritual de dividi-lo pelos familiares e amigos se mantenha, compartilhando assim o desejo de boa sorte para o casal.

Aliança
O uso da aliança de casamento vem da tradição cristã, desde o século XI, e era colocada no 3º dedo da mão esquerda, pois acreditavam que nesse dedo havia uma veia que ia direto para o coração. Aliás, ainda hoje, esse costume é praticado nos casamentos islâmicos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Twitter

LIVROS DE RECEITAS DE COKITEIS

  • COKITEIS,CHURRASCOS,ALMOÇOS,JANTARES,DRINKIS,TABUAS DE QUEIJO,CARNES.