domingo, 15 de janeiro de 2017

QUERO SER UM GARÇON DE PRESTIGIO.




Como ser um bom Garçon.


Muitas pessoas começaram a trabalhar como garçons.
Trabalhar no ambiente do restaurante é desejar um serviço de ritmo rápido e lucrativo – sendo que lucros dependem de sua abordagem e do desenvolvimento de habilidades certas. Se você for confiável, inteligente e amigável, servir comida em um restaurante pode ser uma ótima oportunidade de curto – ou longo – prazo. Siga nossos conselhos gerais abaixo para descobrir mais ajuda específica ao verificar as seções listadas acima.
Tenha charme
Pessoas vêm comer no restaurante por um serviço que vai além da comida. Comer é uma experiência, e o serviço do garçom é a parte mais visível da mesma. Você consegue conversar com até mesmo as pessoas mais solitárias e quietas em uma festa? Você cria empatia com as pessoas facilmente? Você faz piadas rápido e sorri? Se as respostas forem “sim”, você possui características boas de garçons profissionais.
• Você não precisa ser um comediante, mas é necessário ser um bom comunicador. Garçons silenciosos normalmente são tão bons quanto os falantes. Os silenciosos só precisam garantir que estão usando linguagem corporal; fazendo o serviço eficientemente; e escutando da melhor maneira possível.


• Tenha AGILIDADE.
• Você é um bom em lidar com múltiplas tarefas? Consegue se lembrar de listas de coisas facilmente? Pode se adaptar rapidamente a mudanças e situações novas? Um garçom precisa estar disposto a receber ordens, comunicar-se com trabalhadores diversos, e agir como a “face” do restaurante perante os consumidores. É uma grande responsabilidade, mas precisa ser abordada rápida e eficientemente para que o restaurante funcione de maneira apropriada.

Coma bem e faça exercícios Carregar uma bandeja de bebidas balançantes e pratos quentes cheios de carne de búfalo é difícil – porém, fazer tudo isso durante um longo turno servindo fãs enlouquecidos de futebol? É bastante exaustivo. Se você for forte e saudável, adotar a profissão “garçom” fica muito mais tranquilo. Você não precisa ser um fisiculturista, mas é útil permanecer confortável administrando um ambiente lotado enquanto segura objetos pesados de maneira segura e ágil.


Escreva claramente e use bem seus computadores. Se a cozinha não conseguir ler seus pedidos, as coisas ficarão feias rapidinho. Ficar atento às informações e anotar pedidos legíveis é vital em restaurantes. O processo inteiro começa com você.
• No restaurante, você receberá detalhes específicos e aprenderá como o sistema funciona. Porém, em geral, você desejará se familiarizar com o essencial.

Aborde o cliente com um sorriso e um cumprimento.
Apresente-se e diga seu nome claramente. “Olá, prazer em vê-lo. Meu nome é _Felipe França...
Eis nosso cardápio. Você gostaria de abrir a noite com uma bebida refrescante de nosso bar?”. Cumprimente clientes com um sorriso quando eles entrarem.
• Mantenha contato olho-a-olho equilibrado, mas evite encarar demais. Alguns clientes ficam desconfortáveis e chegarão ao restaurante com inúmeros estados-de-espírito. Responda apropriadamente. Enquanto os conduz às mesas, ocasionalmente inicie pequenas conversas enquanto se prepara para anotar os pedidos de bebidas. Se eles não estiverem interessados em conversar, deixe-os em paz.

Aceite os pedidos de bebidas no sentido horário, começando pela a esquerda.
Se houver crianças, pergunte quais bebidas elas desejam logo em primeiro. Depois disso, pergunte às damas, deixando os cavalheiros por último – todos seguindo a ordem de esquerda para direita.
• Esse também é o momento para discutir qualquer opção especial e promocional que o restaurante esteja oferecendo na hora.
• Quando você servir as bebidas, pergunte se os clientes possuem qualquer questão sobre o cardápio. Não os apresse, a não ser que eles estejam atrasados – e seja gentil se estiverem. Se eles estiverem prontos para fazer o pedido, anote-os no sentido horário, começando com a pessoa mais próxima à esquerda. Caso contrário, vá até à próxima mesa.

Quando o prato principal for servido, sempre pergunte: “Desejam mais alguma coisa?” e lhes dê um segundo para pensarem no assunto. Verifique novamente dentro de cinco minutos com “Estão gostando de tudo?”. Pergunte especificamente sobre a refeição do anfitrião: “Como está seu Bife?” Escute a resposta e leia a linguagem corporal do sujeito: muitas pessoas se intimidam na hora de falar sobre problemas, e podem jogar a culpa em você na hora de deixar uma gorjeta.
• Traga os pedidos inteiros. Jamais leve o prato de um cliente sem entregar o dos acompanhantes dele – a não ser que isso seja especialmente solicitado (isso pode acontecer se um ou mais membros do grupo desejar/desejarem sair cedo). Normalmente, não haverá qualquer circunstância fazendo com que uma parte do pedido esteja pronta mais tarde que outra. Se, na ocasião, você previr isso acontecendo e causando um problema, explique brevemente a situação e pergunte se o cliente preferiria lidar com a mesma.

Remova qualquer prato da refeição atual assim que o cliente desejar obviamente que o mesmo seja removido.
Sempre remova os pratos da refeição anterior antes de trazer os da seguinte à mesa.
• Antes de remover os pratos, certifique-se de perguntar educadamente se o cliente está pronto. Utilize-se de modos e um tom consistente com a atmosfera e o cliente. Geralmente, “Posso remover isso para você?” é uma boa frase. Não pergunte se a pessoa estiver comendo. Se alguém estiver conversando e houver comida no prato, não interrompa a conversação para descobrir se o cliente está satisfeito. Espere e retorne mais tarde.

Quando o prato principal estiver terminado, pergunte:
“Você gostaria de ver o cardápio de sobremesas?”. Perguntar cria uma chance maior de a pessoa encomendar sem ter de fazer um pedido especial. Ela provavelmente pedirá a sobremesa se você perguntar.
• Remova quaisquer pães complementares e/ou sopas anteriores ao prato principal antes de pedir a sobremesa.

• Certifique-se de estar apresentável antes de sair para o trabalho.
• Sempre chegue 15 minutos mais antes de seu turno. Esteja bem arrumado e usando roupas limpas. Use sapatos limpos e meias igualmente lavadas. Seus cabelos devem estar lavados e penteados; as unhas, limpas; o uniforme deve ser ajeitado e honesto. Aplique quantidades limitadas de maquiagem para demonstrar um visual natural e renovado.
Atente aos sinais.
Atente aos sinais
Se uma mesa quiser algo, os clientes olharão ao redor para encontrá-lo. Aprenda a permanecer alerta enquanto caminha pelo ambiente, sem encarar as mesas. A maioria dos clientes fará contato visual quando precisar de você. Isso pode lhes dar a sensação de que você está prestando atenção sem ser chato.
• Quando a comida boa e a conversa acabarem, as pessoas começarão a olhar para outros clientes ou para as paredes. Isso pode lhe indicar o momento de remover pratos, oferecer sobremesas ou entregar a conta.

Fale menos.
Evite entrar no modo olho-de-águia e incomodar os clientes. Clientes odeiam ficar sendo observados ou serem interrompidos constantemente durante conversas ou refeições. Porém, eles precisarão dessa interação de vez em quando. É um equilíbrio delicado.
• Aprenda a ler seus clientes rapidamente. Se um casal parecer tenso e quase começando a discutir, provavelmente não é este o momento de perguntar “Comemorando algo esta noite?” ou outras coisas para quebrar o gelo. Se uma mesa parecer se divertir e hesitar em sair, sugira drinks ou café. Se eles parecerem conversadores, tire um momento para conversar. Caso contrário, deixe-os conversando sozinhos.
• FIQUE CALMO
• Quando clientes ficarem rudes ou nojentos, escute e comunique-se com eles abertamente. Lembre-se: isso é um serviço, e não é pessoal. Se a pessoa estiver incomodando outros clientes deliberadamente, ou estiver bêbada demais, contate o gerente e permita que ele lide com isso.


http://pt.wikihow.com/Ser-um-Gar%C3%A7om

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