sexta-feira, 31 de agosto de 2012








O pequeno negócio e as redes sociais
junho 25, 2012

Não é mais possível que o empreendedor ignore a internet como ferramenta de trabalho. Da mesma forma que a utilização das redes sociais é importante e pode trazer bons resultados para as ações de marketing da emrpesa. Os internautas estão por toda parte e podem estar falando (bem ou mal) da sua empresa sem você saber. A popularidade das redes sociais tem aumentado exponencialmente.

As redes sociais ajudam a atrair potenciais clientes, promovem a visibilidade e melhoram a reputação da marca, além de ajudar afidelizar clientes. Você pode também interagir com seus clientes, buscando e compartilhando informações importantes para a melhoria do atendimento, dos produtos ou serviços.

Para pequenos negócios a gestão das midias sociais, além de financeiramente viável, pode ser benéfica pois preenche uma lacuna existente entre os clientes e o negócio. O próprio empresário pode gerenciar o conetúdo e a interatividade com os clientes, desde que trace um planejamento e tenha uma política de atuação na rede. Crie o que podemos chamar de “estratégia social” que possibilite diferenciar seu negócio dos concorrentes. As redes sociais criaram uma nova modalidade de boca-a-boca, você será recomendado pelos clientes para novos clientes.

Promoções nas redes sociais são motor de vendas. Estas ações on-line devem ser desenvolvidas de forma criativa e que permitam a mensuração de resultados. Promoções online podem ser diferentes das promoções normais.

De forma prática, para o proprietário de uma empresa de pequeno porte é empregado baixo custo e pequena quantidade de trabalho para gerenciar perfis nas redes social. Estes são os principais motivos para criar um perfil na rede. Por outro lado se você se expos deve responder as solicitações dos clientes. Não comentar ou não responder os clientes criará um efeito contrário e todo o trabalho vai pelo ralo.

Lembre-se: As redes sociais não tem a ver com seu negócio, mas sim com seus clientes ou público que você quer alcançar. Se preciso procure ajuda especializada, afinal é a imagem e reputação do seu negócio que estão em jogo. Não seja chato! Não inunde a internet com promoções, ações ou informações. Você é mais um na rede e não o protagonista. Seja pertinente, publique conteúdo que faça parte do foco do negócio e com um linguajar que interesse ao seu cliente.

Seja blog, facebook, foursquare ou twitter você só tem à ganhar desenvolvendo uma estratégia social.

Por Professor Murara – Sebrae/SC

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