sexta-feira, 31 de agosto de 2012









O processo, o perfil e o espírito empreendedor
julho 11, 2012
O empreendedorismo passa pela união de três elementos básicos, que podem explicar o sucesso de alguns indivíduos na sociedade. São eles o processo empreendedor, que trata da concepção do negócio, produto ou serviço; do perfil empreendedor que trata das características que um indivíduo precisa ter para colocar o processo em prática e do espírito empreendedor que é o contínuo estado de alerta em busca da melhoria do negócio.

O processo empreendedor, como já tratamos aqui, inicia com a identificação de uma oportunidade, passa pela pesquisa mercadológica para verificar a demanda, o dimensionamento de investimento inicial, necessidade de faturamento, cálculo de capacidade produtiva, lucratividade, retorno e culmina com a abertura do negócio. Tudo isso deve ser feito antes de colocar o negócio em prática. Se não for feito as chances de insucesso são maiores.

Após a “abertura das portas” termina o processo empreendedor, inicia-se a gestão do negócio e sua estratégia de atuação. Temos então a administração que é rotineira e por consequência repetitiva: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

Deus não olha para baixo e diz: “Esse é o cara!”. Embora eu e você conheçamos alguns empresários que se comportam acreditando ser. Para a eficiência na administração é preciso desenvolver alguns comportamentos que moldam o perfil empreendedor: Busca de informação, Iniciativa, Persistência, Planejamento, Estabelecimento de metas, Exigência de qualidade, entre outras. Quem tem perfil empreendedor olha para frente e busca alternativas para transpor obstáculos, portanto não tem muito tempo para reclamar do governo ou da concorrência. Ele age!

O que alimenta o espírito empreendedor é entender o processo empreendedor e ter o perfil. O espírito empreendedor é o sentinela que está atendo a novas oportunidades para desenvolver novos produtos, serviços ou até um novo negócio. Uma vez identificada a oportunidade de lançar um novo produto, por exemplo, inicia-se o novamente processo empreendedor dentro da empresa.

Há muita literatura diferente sobre empreendedorismo por se tratar de algo relativamente novo. Entender os conceitos relatados aqui possibilita colocá-los em prática de forma mais consciente. Você quer ter seu negócio próprio? Busque conhecimento relativo ao processo, desenvolva o perfil por meio dos comportamentos e alimente o espírito empreendedor.

Por Prof. Murara – Sevrae/SC

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Twitter

LIVROS DE RECEITAS DE COKITEIS

  • COKITEIS,CHURRASCOS,ALMOÇOS,JANTARES,DRINKIS,TABUAS DE QUEIJO,CARNES.