sexta-feira, 30 de novembro de 2012

HITÓRIA DO BRASÃO DOS FRANÇAS








O brasão da família França


Armas :

De azul, semeado de flores-de-lis de ouro e uma banda atravessante de prata; bordadura cosida de vermelho, carregada de oito basantes de prata.

Diz-se que esta família procede de João de França, filho bastardo de João II, Duque de Alençon, que teria vindo para Portugal em tempo de D. Afonso V, e aqui casaria, deixando sucessão.

Há outras famílias do mesmo apelido, que o tomaram de o seu progenitor, sendo português, ter estado em França. Alguns Franças usam as armas dos Francas.

Armas: de prata com quatro palas de verde e uma banda, atravessante sobre o todo, entrecambeada.

Timbre : Duas lanças de prata, hasteada de verde, passadas em aspa.




França MG Autor
 
 
 
1455: Em Lisboa, nasce o filho primogénito de D. Afonso V e de D.Isabel, filha do infante D. Pedro, tio do rei, que viria a reinar sob o nome de D. João II. - 1471: Acompanha o pai na expedição a Arzila, sendo aí armado cavaleiro. - 1473: Casa com D. Leonor, filha do infante D. Fernando. - 1475: É nomeado regente por D. Afonso V. Vence Fernando o Católico na Batalha de Toro. - 1477: É aclamado rei em Santarém por D. Afonso V ter decidido entrar em religião, mas só virá a suceder-lhe verdadeiramente em 1481, por morte deste. - 1479: Tratado das Alcáçovas, que reserva a Portugal o direito de navegar além das Canárias. - 1482: Construção da fortaleza de São Jorge da Mina. - 1483: Derruba a conspiração da nobreza e mata o duque de Viseu em 1484. Diogo Cão descobre a Foz do Zaire. Viagem de Afonso Paiva e Pêro da Covilhã ao Egipto e à Etiópia. - 1487: Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança. - 1490: Casamento do príncipe herdeiro, D. Afonso, com a princesa Isabel, filha dos reis católicos. - 1491: O príncipe D. Afonso morre num acidente. - 1494: Tratado de Tordesilhas. - 1495: Morte de D. João II, no Alvor.



D. Afonso V assume a direcção do Estado. E, entretanto, o que está a acontecer no resto do mundo? Consulta a Tábua Cronológica.



A 4 de Maio de 1455 nasce, em Lisboa, o filho do rei D. Afonso V. Os reinos peninsulares vivem uma crise de crescimento que irá ditar o seu futuro próximo, alargar os limites do mundo conhecido pelos europeus, abrir novas fronteiras ao saber, transformar de forma decisiva a forma de viver das pessoas. 50 anos do século XV, viragem na história do mundo. Em 1453, os Turcos conquistam Constantinopla. Emoção na Europa, marco de separação entre a Idade Média e a Idade Moderna. No limiar da Renascença nasce um príncipe que irá ser como que um modelo do governante da época que, mais tarde, Maquiavel irá fixar na sua obra. Príncipe Perfeito, lhe chama o castelhano Lope de Vega. Designação logo adoptada por outros, e sob a qual acaba por passar à história. Embora nem todos os seus contemporâneos o considerem «perfeito»...



Em 1438 morre D. Duarte. D. Afonso V, seu filho, tem apenas seis anos. Por testamento do rei morto, a regência deve pertencer a D. Leonor de Aragão, a rainha-viúva. Porém, enquanto a nobreza exige o cumprimento do testamento, os mesteirais de Lisboa e os povos miúdos opõem-se, acabando por proclamar como regente o Infante D. Pedro, tio de D. Afonso V. A regência de D. Pedro caracteriza-se pelo incremento das navegações, pela protecção à Universidade, pela compilação das Ordenações Afonsinas e por mais algumas concessões aos nobres, à generalidade dos quais, no entanto, não agrada.



Em 1448, D. Afonso V assume a direcção do Estado e a nobreza consolida o seu poder. D. Pedro e os seus partidários são perseguidos e, em 1448, em Alfarrobeira, o infante e grande número dos do seu partido são mortos. A nobreza sai completamente vencedora e até ao fim do reinado de D. Afonso V não cessa de obter grandes doações, novos títulos nobiliárquicos, novas tenças... Mas em 1455 nasce em Lisboa o futuro D. João II. Aquele que irá vingar seu tio-avô, o sábio D. Pedro e, submetendo a nobreza, restituir à Coroa o poder alcançado pelo Mestre de Avis.






Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Twitter

LIVROS DE RECEITAS DE COKITEIS

  • COKITEIS,CHURRASCOS,ALMOÇOS,JANTARES,DRINKIS,TABUAS DE QUEIJO,CARNES.