quarta-feira, 12 de dezembro de 2012






Lições práticas ensinam a degustar cerveja


A análise de uma cerveja começa bem antes de a bebida chegar ao paladar. A primeira etapa, aliás, envolve outro sentido humano: a visão. Coloque a cerveja na taça certa e espere o líquido se espalhar. Depois, posicione o recipiente contra a luz e observe se os raios ultrapassam a bebida, para ver se ela está translúcida. Veja se o líquido é brilhante. Se sim, isso significa que ele foi filtrado. Veja também o colarinho formado pela cerveja. Ele tem que estar em boa condição, ter textura agradável e possuir bastante aroma de lúpulo, o que já engloba o sentido a ser usado na próxima etapa da análise: o olfato.

Apoie o copo ou taça em uma mesa e comece a girá-lo para fazer a cerveja “dançar” e liberar aromas. Na sequência, aproxime o copo do nariz e o inale rapidamente, antes que os aromas sumam. É nessa etapa que você conseguirá notar os tons do lúpulo e as notas da cerveja – e também irá se preparar para o primeiro gole.

Saboreie esse primeiro contato com a bebida. Tente avaliar a textura e os gostos que sua língua consegue identificar se ela é, por exemplo, encorpada ou diluída, limpa, fresca e sedosa. É interessante fazer essa etapa junto com outra pessoa para que vocês possam comparar as sensações que a cerveja causou na boca. Isso porque cada paladar é único e consegue perceber e gostar (ou não) de alguns tipos de cerveja.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Twitter

LIVROS DE RECEITAS DE COKITEIS

  • COKITEIS,CHURRASCOS,ALMOÇOS,JANTARES,DRINKIS,TABUAS DE QUEIJO,CARNES.