sábado, 17 de novembro de 2012



BOLO AMANTEIGADO DE FRUTAS

Ontem passei a tarde na casa da minha mãe preparando algumas receitas para o Natal. Esse bolo, nem estava programado, mas quando minha mãe me mostrou a receita, e eu vi que tinha todos os ingredientes. E então, decidimos fazer. Fica muito gostoso e super bonitinho nas forminhas que comprei.
Fica como dica para presentear os amigos no Natal. É só fazer uma embalagem bonita e caprichada, colocar um laço e pronto, tá feita a lembrança.


Ingredientes:
- 300g de manteiga sem sal;
- 6 gemas;
- 6 claras;
- 400g de açúcar;
- 500g de farinha de trigo;
- 1 xícara de leite;
- 2 colheres de sopa rasas de fermento em pó para bolo;
- 250g de castanha-do-pará trituradas;
- 1 xícara de passas pretas sem sementes;
- 1 xícara de passas brancas sem sementes;
- 1 xícara de damascos picadinhos;
Modo de Preparo:
Primeiro bata as claras em neve e reserve.
Em outro recipiente, bata a manteiga com o açúcar e as gemas até clarear.
Junte aos poucos a farinha peneirada, intercalando com o leite. Bata bem.
Acrescente as castanhas e bata mais um pouco.
Retire da batedeira e acrescente o fermento e as frutas passadas na farinha de trigo para não afundarem. Eu coloquei as frutas num potinho e acrescentei uma colher de sopa rasa de farinha e misturei bem. Esse truque eu não conhecia…mas funciona.
Acrescente as claras batidas e misture delicadamente.
Coloque em forma untada e enfarinhada. Eu usei forminhas para panetone aquelas de papel, iguais aos panetones que compramos. Eu consegui comprar numa loja especializada em produtos para padarias e confeitarias. Mas dá para assar em formas convencionais e até de cupcakes.
A forma que eu comprei é pequena, tem 10cm de diâmetro e 12 de altura, dá para um panetone de 250g.
Essa forma de papel que eu comprei não precisa ser untada.
Coloque um pouco mais de massa do que eu coloquei, ficará ainda mais bonito. Pela foto dá para ver que eu coloquei massa até a metade da forma. Coloque um pouco mais e ficará perfeito.
Asse em forno pré-aquecido em 200º por aproximadamente 40 minutos.
Depois de pronto coloque algumas frutas secas para decorar.
Rendimento: 6 bolinhos iguais aos meus, ou dois bolos em forma tamanho médio (20cm de diâmetro)


Abraço,
Alessandra

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Twitter

LIVROS DE RECEITAS DE COKITEIS

  • COKITEIS,CHURRASCOS,ALMOÇOS,JANTARES,DRINKIS,TABUAS DE QUEIJO,CARNES.