sábado, 17 de novembro de 2012



OS ALIMENTOS E O RÉVEILLON


Em qualquer lugar, em qualquer família por superstição ou tradição, alguns alimentos sempre estão presentes nas ceias de Ano Novo. Você também já ouviu ou segue alguma não é? Eu cresci, aprendendo algumas, e embora não acredite muito nisso, por tradição acabo cedendo a algumas crenças.
Na casa da minha avó materna onde sempre passávamos o Ano Novo, a ceia era servida pontualmente às 00:00. Um brinde era feito, nos cumprimentávamos e aí todos sentavam para comer. A lentilha era presença certa, e era a primeira comida a ser colocada no prato. Imediatamente eram separados 3 grãos de lentilha, que eram colocados num guardanapo que seria cuidadosamente dobrado e guardado na carteira, o que garantiria dinheiro na carteira o ano inteiro.
Além da lentilha, tínhamos o arroz branco, o atum em salada que simbolizava o seguir em frente, de jeito nenhum poderiam ser servidas carnes de animais que ciscam pra trás.
Nossas festas de ano novo mudaram muito, já fazem alguns anos que passamos na praia, com boa parte da família da minha mãe. Minha Vó não está mais conosco e algumas tradições também se foram…
Eu pesquisei um pouco na internet e fiz um breve levantamento de algumas crenças relacionadas a comida para a festa de Ano Novo.
- lentilhas: segundo os italianos, elas garantem um ano de fartura na mesa. Isso é importante né? Vou fazer…
- romãs: para atrair dinheiro.
- uvas: para garantir prosperidade e fartura de alimentos. Segundo os portugueses, coma e guarde as sementes de 7 uvas na carteira ou na bolsa, para garantir dinheiro o ano todo.
- carne de porco: como o porco ¨fuça¨ pra frente, ele garante prosperidade.
- nozes, avelãs,castanhas e tâmaras: segundo os árabes, garantem fartura.
- arroz: para os japoneses, garante sorte e proteção. Sua cor representa divindade.
- maçã: abundância.
- peixes: representam a boa sorte e são símbolos de purificação por viverem na água. Os chineses não comem todo o peixe, pois a sobra representa a abundância do ano seguinte. Para alguns, os peixes, significam fertilidade, pois tem a capacidade de gerar muitos filhotes.
Para os mais supersticiosos, o consumo de peru, galinha, siri e caranguejo, é terminantemente proibido. De acordo com a crença, a vida de quem come essas carnes tende a ¨andar pra trás¨
Fonte: Uol estilo e Folha online
O que não dá pra esquecer é de desejar o melhor, para nós e para todo mundo. E torcer para que tenhamos forças para lutar por isso.
Juan Pablo Vilaró

Um maravilhoso 2013 para todos nós! Nos encontramos no dia 02/01/2013 com muitas novidades. Aguardo vocês.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Twitter

LIVROS DE RECEITAS DE COKITEIS

  • COKITEIS,CHURRASCOS,ALMOÇOS,JANTARES,DRINKIS,TABUAS DE QUEIJO,CARNES.